06 julho 2011

Efésios 5:22-33 - Cônjuges Cheios do Espírito


Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido”.

Maridos e esposas, pais e mães que são controlados pelo Espírito têm uma família muito mais harmoniosa. A paz reina em lares onde ambos os cônjuges são controlados pelo Espírito. Quer estejam aguardando o casamento, quer sejam recém-casado, quer sejam casados há muito tempo, somente o fruto Espírito e o amor de Cristo podem formar uma fortaleza em qualquer casamento ou família cristã. Um relacionamento caracterizado pelo fruto do Espírito (Gl 5:22-23), produz um casamento constituído no céu. Abaixo estão as características do fruto do Espírito descritas em Gálatas.
Amor — É um compromisso sacrifical que visa o bem-estar da outra pessoa, independentemente de sua reação ou o que ela possa dar em troca. Alegria — É uma profunda e transbordante gratidão a Deus por sua bondade, e, que não se interrompem quando surgem as circunstâncias menos agradáveis na vida. Paz — É uma tranquilidade interior durante as tempestades da vida, e também é uma confiança ancorada na plena consciência de a mão de Deus está no controle. Longanimidade — É uma qualidade de autocontrole que não procura se vingar em face das provocações. Benignidade — É uma preocupação e uma disposição para procurar meios de servir os outros. Bondade — É uma capacidade impermutável de lidar corretamente com as pessoas, de acordo com os interesses de Deus, mesmo quando elas precisam de correção. Fidelidade — É uma lealdade interna que vem do resultado de convicções e comprometimento espirituais. Mansidão — É uma força controlada proveniente de um coração humilde. Domínio próprio — É temperança, é um controle pessoal interno que submete os desejos em prol de uma causa maior, a vontade de Deus. Aqui em (Efésios 5.22-33) trata de duas realidades no casamento onde o fruto do Espírito faz a toda diferença.
Esposas Submissas, Efésios 5:22-24. Há duas razões para este mandamento: o senhorio de Cristo (v. 22) e a posição do homem como responsável pelo lar (v. 23). Um lar sem cabeça é um convite ao caos.
Quando a esposa crente se submete a Cristo e permite ser o Senhor de sua vida, não terá dificuldades em se submeter a seu marido. Isto não significa que se tornará uma escrava, porque o marido também tem que se submeter a Cristo. E se ambos viverem sob o senhorio de Cristo, só poderá haver harmonia. Ser o cabeça não significa ser o ditador, mas sim o líder que conduz bem o lar.
Cônjuges crentes devem orar juntos e gastar tempo na Palavra, para que conheçam a vontade de Deus para suas vidas de forma individual e para o lar. A maioria dos conflitos matrimoniais surge por causa do fracasso do marido como o líder, por causa da falta de submissão da esposa e por não gastarem tempo na Palavra buscando a vontade do Pai.
Maridos Amorosos, Efésios 5:25-33. Há muito mais para ser falado aos maridos do que para as esposas. O exemplo que o marido tem que seguir é um exemplo muito elevado: Amar as esposas “como Cristo amou a igreja”. O nível do amor matrimonial foi elevado ao nível mais alto possível.
Se o marido deve seguir o exemplo do amor de Cristo pela igreja, então, este amor envolverá sacrifício (v. 25). O amor do marido será um amor santificador (vs. 26-27). O amor do marido além de sacrifical e santificador, deve também trazer satisfação (vs. 28-30).
Para que uma pessoa experimente a plenitude do Espírito, primeiramente ela precisa possuí-lo. E isto só acontece quando se converte ao Senhor.  Para ser cheio do Espírito é preciso ter um forte desejo de amar o próximo e tomar uma atitude para isto. O Espírito Santo usa a Palavra para trabalhar em sua vida. Por isso, que é importante a leitura diária da Palavra de Deus.
Para se aprender um idioma com eficiência é necessário cinco passos. O primeiro passo é entender o texto 100%, o segundo passo é ouvir muitas vezes o mesmo texto, o terceiro passo é tentar imitar a pronúncia, o quarto passo é reproduzir e o quinto passo é começar tudo de novo com um novo texto. Esses passos também podem ser aplicados em sua leitura bíblica diária. Somente por meio da Palavra que haverá transformação diária em sua vida. O Espírito Santo a utiliza neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.