02 dezembro 2011

Eclesiastes Introdução - Temei ao Senhor e Praticai Seus Mandamentos

Ouça Esta Mensagem em Áudio Clicando Aqui
Isso é o que realmente é essencial ao homem


“...Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos,
porque isso é o essencial para o homem” (Eclesiastes 12.13).

        Qual seria a razão para se pregar expositivamente um livro escrito com uma ótica tão pessimista como o livro de Eclesiastes? Leia comigo parte do que o autor fala no meio conteúdo narrativo deste livro: “o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento”. Você não concorda, que é um tanto pessimista, dizer que a morte é melhor que nascimento? Mas isso não é tudo, ele disse também: “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério! A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração.” Ele chegou a dizer que todo nosso esforço neste mundo é inútil. “... quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol”. Então, pergunto novamente, mas por que cargas d’água alguém pregaria expositivamente algo tão pessimista?
A primeira razão é por causa do pensamento conclusivo do autor deste livro que após uma análise acurada da vida, chegou à seguinte conclusão, que aliás deve ser a conclusão que todos nós devemos chegar também: Temer a Deus e ser praticantes de sua Palavra é o que realmente importa a nós pecadores redimidos.
Portanto, não podemos deixar que nossa surdez espiritual nos impeça de ouvir e praticar a Palavra de Deus. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1.22). Assim podemos dizer que a segunda razão, por mais óbvia que seja, é que este livro é a Palavra inspirada do Deus vivo. Olhe o que diz o verso 11 do capítulo 12 a respeito desta Palavra transformadora. “As palavras do sábio são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos fixados, provenientes do único Pastor”. O Eclesiastes afirma que em meio a suas palavras está a sabedoria do “único Pastor”, e nós os candidatos a sábios, temos que ter muito cuidado para não ultrapassarmos os limites de tal sabedoria. Os aguilhões nos limitam para permanecermos no caminho correto. Uma outra palavra para aguilhão é ferrão, o ferrão é uma ponta metálica no final de uma vara para cutucar e encaminhar o boi que pretende desviar de seu caminho. Os ditos do“único Pastor” podem ficar afixados como pregos em nossa própria alma. Suas verdades afixadas em nosso ser não poderão ser mais arrancadas.
A terceira e quarta razão estão interligadas, pois a terceira razão para se pregar em Eclesiastes é que o livro revela os anseios de um ser humano tentando descobrir a finalidade da vida e a quarta razão é que este livro vai te ajudar a entender o propósito de Deus para a tua vida neste mundo.
Então, um estudo minucioso deste livro é muito relevante a nós, porque o autor inspirado procura mostrar a vida como realmente ela é ao descrever sua incessante busca pela felicidade por meio dos prazeres da vida. E, logo de início ele disse não ter se abdicado de nada para obtenção da felicidade, assim como para o descobrimento da finalidade da vida: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração” (Eclesiastes 2:10). O Eclesiastes não abriu mão, da fama, do poder e até mesmo da carnalidade. Ele também disse: “E quem aproveitou melhor as comidas e os prazeres do que eu?” (Eclesiastes 2:25). Em outras palavras ele está dizendo, eu em toda minha sabedoria, vivi e curti os prazeres da vida, eu sei exatamente o que estou falando, tudo na vida não passa de vaidade ou futilidade, é o mesmo que correr atrás do vento se o que fizermos não for feito para a glória de Deus.
Este resumo que acabamos de ver é apenas um petisco de tudo o que Deus tem revelado a nós nesta porção de sua Palavra. Para uma boa compreensão do livro precisamos entender mais duas coisas que a meu ver são importantes: a autoria do livro e o significado da palavra eclesiastes.
Existem duas hipóteses quanto a autoria do livro. A primeira é que o autor do livro é o próprio rei Salomão. A segunda hipótese é que um sábio desconhecido utilizou a vida de Salomão como personagem principal para escrever o livro. Não quero gastar muito tempo discorrendo a respeito destas duas possibilidades, mas apenas quero dizer que prefiro a primeira hipótese de que o autor é o próprio Salomão, porque tradição judaica também crê assim e que a segunda hipótese apesar de alguns argumentos textuais não tem nada de conclusivo. Na verdade a meu ver, não importa muito a quem creditamos a autoria do livro, pois, em ambos os caso o personagem principal é mesmo, o rei Salomão.
Agora, o que significa Eclesiastes? Eclesiastes que vem da palavra hebraica: Qohéleth, que significa congregante. O congregante é aquele que reúne as pessoas para falar numa assembléia. Aqui eclesiastes é o próprio sábio, o rei Salomão, que esta fazendo o papel de narrador-personagem protagonista.
Portanto, Eclesiastes foi escrito uns 3.000 anos atrás pelo eclesiastes, o filho de Davi, que de acordo com as características do livro só poderia ser o rei Salomão. Assim este livro foi escrito para descrever a futilidade dos empreendimentos humanos que não levam em conta os propósitos de Deus.
Nos dias atuais, temer e obedecer a Deus é considerado, inviável, muitas vezes desconfortável e no mínimo impraticável. Este livro aborda uma grande variedade de assuntos. O que o torna fascinante por causa do largo alcance de assuntos abordados pelo escritor — sabedoria e humanidade, riquezas e prazeres, religião e suas formalidades, e assim por diante. Todas estas coisas são vaidade, pois não são duradouras. Por outro lado, meditar sobre elas leva a mente perceptiva a uma só conclusão: Temer a Deus e ser praticantes de sua Palavra é o que realmente importa a nós pecadores redimidos. Isso é o que realmente é essencial ao homem (Eclesiastes 12:13).
Para concluirmos esta visão geral, quer dar uma rápida pincelada no que pela frente. Veremos nos capítulos 1 e 2 que tudo é vaidade, nos capítulos 3 e 4 que para tudo há o tempo certo, nos capítulos 5 e 6 que a verdadeira adoração é o que realmente satisfaz, nos capítulos 7 e 8 as palavras de sabedoria, nos capítulos 9 e 10 as eventualidades da vida e nos capítulos 11 e 12 a juventude e o objetivo da vida.
Como Salomão, devemos meditar sobre o que a Palavra de Deus diz a respeito da vida. Assim, a nossa determinação de temer e obedecer a Deus será fortalecida. Saber que Deus está profundamente interessado em nós (12:13, 14) nos aproxima ainda mais dele. Então, que sejamos tementes a Deus e praticantes da Palavra, pois isto que é o essencial e que nos trará felicidade duradoura.

Use a Seta para  Ler Toda as Mensagens do Livro de Eclesiastes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.