17 maio 2012

Eclesiastes 3.12-15 - Não Desperdice Sua Vida!


Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou”.

Todos nós temos sonhos. Sonhamos com o dia de amanhã, com um futuro melhor, com o que virá a seguir ou com o que seremos quando crescer. A certeza que temos é que Deus tem um plano para todos nós. Em Jeremias 29.11 lemos: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

Quero lhes falar a respeito de uma menina que sonhava em cumprir a vontade de Deus com sua vida. Seu nome era Hadassa. Ela fora ensinada a guardar o primeiro mandamento: “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Dt 6.5). Portanto, ela desejava ser completamente consagrada ao Senhor. Mas, as coisas começaram a sair do controle. Primeiro seus pais foram mortos (Ester 2.7), depois juntamente com seu tio foi levada como escrava, e para completar as drásticas mudanças em sua vida, ela teve o seu nome mudado para Ester. Cresceu sem a menor perspectiva de futuro, talvez se perguntando onde Deus estava, o que havia acontecido com as suas orações, pois nada estava saindo como o planejado.

Essa história não nos parece familiar? Acontecem conosco coisas semelhantes, não mesmo? Conhecemos ao Senhor, nos entregamos a Ele e tentamos viver o mais retamente possível. Mas, aí os vem filhos e se desviam, ou, os pais morrem, você contrai uma doença, acontece uma gravidez no "tempo errado"… e ficamos nos perguntando: onde está Deus, e o que aconteceu com as minhas orações. Então, neste momento eu te pergunto: conhecendo a história de Ester, você poderia afirmar que Deus estava no controle? Que todos os males seriam revertidos em bênçãos não apenas para ela como também para todos os judeus? Se você respondeu sim, então acertou. Mas, porque você certo? Por intuição ou por lido a história e sabe qual é o final da história.

Toda história tem início, meio e fim. A história de Ester está finalizada. Porém, a sua e a minha, ainda não. Sempre nos sentimos mais confortáveis quando sabemos o final das histórias, principalmente quando a personagem principal somos nós mesmos. É por isso que quando pegamos um livro somos tentados ir para a última página para saber se lá está escrito: E viveram felizes para sempre. Deus nos conhecendo melhor do que ninguém, fez-nos o favor de antecipar qual será o nosso futuro. O futuro do crente está em Apocalipse 21.1-5:

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”.

Você não precisa mais se preocupar se o seu final será feliz, porque a Bíblia nos diz que será glorioso (é claro que isso se aplica somente para pessoas salvas por Jesus Cristo, assista os vídeos que falam sobre isso clicando aqui). Viveremos felizes para sempre ao lado de Jesus. Então, o que está em questão é o meio da história. O que acontece conosco antes do fim. Vale a pena lembrar que: não sabemos quando acontecerá fim, seja no arrebatamento ou pela morte natural ou acidental. Uns possuem livros mais espessos, outros livros mais finos, com número de páginas reduzido, porém o dia que partiremos dessa terra é para nós um mistério que nos intriga.

Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Tudo o que temos é o hoje, e por isso mesmo é chamado de presente. As 24h que Deus nos dá é uma dádiva. E como toda dádiva merece ser aproveitada. É com isso que devemos gastar as nossas energias, aproveitando a vida. Temos que levar a vida pegando leve. Saboreando o dia. Isso até parece papo de de auto-ajuda, não é mesmo? Seria se a própria Bíblia não tivesse nos dando esses conselhos através do homem mais sábio que já houve na terra, Salomão.

Aqui em Eclesiastes vemos que uma das melhores coisas da vida é aproveitá-la ao máximo, não no sentido hedonista, tendo o prazer como o supremo bem da vida, mas no sentido espiritual. Nós aproveitamos o melhor da vida quando incluímos Deus em tudo o que fazemos. “Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho”. A fé evangélica é um convite à alegria. Você ama a vida? Então, não desperdice seu tempo, pois a vida material é passageira. Podemos ficar doentes de uma hora para outra. Nas estradas constantemente famílias inteiras morrem em acidentes. Por causa de nossas limitações quanto ao futuro é que faz sentido desfrutar a vida enquanto existimos. Nunca mais em toda a nossa existência teremos a oportunidade de aproveitar este tipo de vida que temos hoje. Muitos vivem a maior parte da vida procurando problemas, vivem estressados, irritados, preocupados e poderíamos acrescentar muitos “ados” enquanto a vida passa. Muitos não desfrutam de coisas básicas desta vida como tomar sorvete com as crianças, brincar na chuva com filhos, fazer piqueniques, passeios, viagens e assim por diante. É verdade que temos que ser bons mordomos administrando o que temos com sabedoria. Não há necessidade de extravagâncias, mas é importante aproveitar ao máximo nossos dias neste mundo. Temos que aprender ser contentes em toda e qualquer situação, este é o ensinamento bíblico, e quando começarmos a seguir mais os ensinamentos das Escrituras aproveitaremos o melhor da vida.

Mas além de aproveitar a vida, devemos temer a Deus Eclesiastes 3.14-15. Esta porção da Palavra de Deus é concluída com as seguintes palavras: Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou”. O temor de Deus é o principal tema de Eclesiastes e um dos principais temas em toda a Bíblia. As frases “temer a Deus” ou “temor do Senhor” aparecem mais de cem vezes na Bíblia. O conceito não se refere a um tipo de medo paralisante, mas sim numa total confiança na existência de um Deus vivo. Quando nos deparamos com a imensa criação de Deus percebemos o quão pequeno e limitados nós somos. Deus quer ser temido por quem Ele é, e, por tudo o que Ele é.

Hoje, você teme a Deus verdadeiramente? Você vai se entregar a Ele? Vai depender exclusivamente dele para tudo? Você vai aproveitar a vida sem deixá-lo de lado?


Use as Setas para  Ler Todas a Mensagens do Livro de Eclesiastes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.