21 junho 2012

Eclesiastes 4.7-12 - As Pessoas São Mais Importantes


Então, considerei outra vaidade debaixo do sol, isto é, um homem sem ninguém, não tem filho nem irmã; contudo, não cessa de trabalhar, e seus olhos não se fartam de riquezas; e não diz: Para quem trabalho eu, se nego à minha alma os bens da vida? Também isto é vaidade e enfadonho trabalho”.

Estes versículos nos fazem lembrar que as pessoas devem ser a nossa prioridade. Aqui lemos a história de um homem que trabalha sem cessar. 

Você conhece alguém assim? Provavelmente que sim! Com essa pessoa em mente, vou tentar descrever essa pessoa. Este homem acredita no valor do trabalho honesto e na dignidade de um trabalho bem feito. Ele provavelmente está casado e tem pelo menos três filhos e carrega em sua carteira a foto deles. Ele ama muito sua esposa, muito mais do que ela acha. Ele trabalha muitas horas, às vezes sai às seis da manhã e não voltar para casa antes das sete da noite. As pressões no trabalho são tão grandes que ele leva de uma a duas horas para relaxar. Ele chega tão cansado que tudo que consegue fazer é assistir TV e depois vai para a cama exausto. Sua pressão arterial está muito alta, ele sabe que precisa se exercitar, sua dieta não é das melhores, sempre fica irritado facilmente com os familiares. É verdade que ele trabalha setenta horas por semana, mas ele não si considera um workaholic. Ele simplesmente ama seu trabalho e é bom no que faz. E, felizmente, ele é capaz de trazer para casa um bom salário e proporcionar coisas boas para sua família. Dia desses, ele pretende diminuir o ritmo, mas não hoje. Ele engole o café e se dirige para a porta antes que sua família sabia que ele já se levantou. Mas, uma noite, ele chega em casa e sua família não está lá. Enquanto ele estava no trabalho, as crianças cresceram, sua esposa voltou para a faculdade e começou a trabalhar, seus filhos se mudaram, e agora a casa está vazia. Ele não pode acreditar. Agora é o vice-presidente, um CEO de sua empresa multinacional. Mas, não há ninguém para compartilhar a boa notícia. Ele chegou ao topo sozinho.

Todos nós sofremos da síndrome da pressa. Não temos tempo para desenvolver bons relacionamentos. Em Eclesiastes 4.9-12, são enumerados vários benefícios que amizade proporciona:

Versículo 9: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho”. Relacionamentos são desenvolvidos fora do ambiente de trabalho. Pessoas se conhecem melhor fazendo jardinagem, viagens missionárias, projetos sociais ou num ministério da igreja local. Quando dois seres humanos combinam suas forças, criatividade e talentos facilita o trabalho e o relacionamento pessoal fortalece.

Versículo 10:
Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante”. Cultivamos a solidão em nossa cultura. Temos orgulho em sermos independentes. Os homens principalmente são criados com este tipo de atitude machista.

Versículo 11:
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?No tempo de Salomão, o frio era uma questão muito séria. Quando obrigados a dormir ao relento, ou mesmo em uma barraca, quanto mais amontoados os corpos estivessem, mais quente ficariam. Então, Salomão diz que dois é melhor do que um para aquecer. Tire uma brasa da churrasqueira e verá que seu calor logo será extinto. Elas não conseguem manter o calor por muito tempo estando sozinha. É por isso que é tão importante para a igreja seja unida. Nós nos reunimos para criar uma fogueira de companheirismo para que possamos ajudar uns aos outros aumentar a chama do zelo de servir ao Senhor.

Versículo 12: Salomão conclui seus pensamentos desta seção com as seguintes palavras:
Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”. Nós precisamos de outras pessoas para nos dar forças em meio a perseguição e dificuldades. Um cordão de três dobras não arrebenta rapidamente. Essa é uma maneira proverbial de dizer “há força na união”. Todos nós uma hora ou outra teremos nossa fé provada. Se você não tiver ninguém para atravessar esses momentos sombrios com você, a vida vai parecer praticamente impossível. Novamente, é por isso que o envolvimento na igreja local é tão importante.

Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Efésios 4:3). Esforçando-nos diligentemente por preservar. Deus sabia que isto não seria sempre possível porque uma pessoa sozinha não pode manter a união. Observe que não é exigido que o crente faça a unidade, pois só Deus pode criar o laço; mas é responsabilidade do crente se esforçar para preservá-la.

A responsabilidade do crente é guardar, proteger e preservar essa unidade. Para que isto seja feito é necessário compreender que a unidade é uma virtude. A virtude é uma disposição firme para o bem que visa produzir resultados eficazes. Além de ser uma virtude. O crente também precisa entender os dons e o crescimento da unidade. Após essa compreensão três passos são necessários para um andar de modo digno de nossa vocação que é um andar em união. Humildade e Mansidão (Efésios 4.2), Paciência (Efésios 4.2) e Esforço Contínuo (Efésios 4.3).


Use as Setas para  Ler Todas a Mensagens do Livro de Eclesiastes!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.