01 agosto 2012

Eclesiastes 6.7-12 - Aceitando as Limitações Desta Vida


Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite. Pois que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Ou o pobre que sabe andar perante os vivos? Melhor é a vista dos olhos do que o andar ocioso da cobiça; também isto é vaidade e correr atrás do vento. A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome, e sabe-se o que é o homem, e que não pode contender com quem é mais forte do que ele. É certo que há muitas coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem? Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?”.

Do versículo nove do capítulo 5 até ao final do capítulo 6 o autor está batendo na mesma tecla apresentando vários argumentos de que a riqueza sem incluir Deus na equação também não trás satisfação ou felicidade nesta vida. Finalmente a partir do capítulo 7 o assunto principal será a moralidade, portanto, entraremos numa atmosfera mais pura. Mas, será que coisas morais e corretas nos trazem felicidade? Isto é o que veremos na próxima mensagem.

Assim,  para concluir a argumentação inciada no capítulo 5, nesta segunda parte deste capítulo sexto somos lembrados que a vida tem seus desafios e precisamos aceitar essa realidade. Nos versículos 7 a 9 encontramos três resumos proverbiais da futilidade da vida: “Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite. Pois que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Ou o pobre que sabe andar perante os vivos? Melhor é a vista dos olhos do que o andar ocioso da cobiça; também isto é vaidade e correr atrás do vento”. O versículo 7, diz que todo trabalho é para que possamos comer. Se você for um CEO de uma multinacional ou apenas um estagiário no início de carreia, não importa a verdade é que você trabalhar para comer. Parece triste mas é a verdade. Pense nisso: Você já esteve com uma fome enorme diante um delicioso prato de comida do jeitinho que você gosta? E, o que você fez, ficou apenas olhando para o prato, provavelmente não imagino que o devorou. Mas, e no dia seguinte foi suficiente lembrar o quão maravilhoso foi aquele prato, claro que não, você estava com fome de novo. Há uma repetição constante da fome e não importa o quanto você comeu ontem ou hoje, amanhã estará com fome novamente. Trabalhamos para comprar alimento, mas nunca é suficiente, sempre temos que comprar mais. Temos que continuar trabalhando, porque sempre teremos fome e precisaremos comer. A riqueza nunca irá satisfazê-la. É como se nunca pudéssemos coçar de uma vez por todas uma coceira que tanto nos incomoda. Parece que não conseguimos esfolar a pele o suficiente. “A fome do trabalhador o faz trabalhar, porque a sua boca a isso o incita” (Pv 16.26).

Embora a ideia principal seja a alimentação, a intenção aqui parece ser para qualquer coisa material. Não importa qual seja a fonte que escolher para tentar satisfazer aos desejos do teu coração ela vai se esgotar. Em outras palavras coisas materiais e carnais não satisfazem. Não!? Por que não!? Porque as coisas físicas só podem satisfazer as necessidades físicas, elas não conseguem satisfazer fome da alma. Isto é visto nitidamente no texto em hebraico deste versículo. A palavra traduzida como “apetite” (nephesh) no versículo 7 é a mesma palavra traduzida como “alma” nos versículos 2 e 3. A satisfação, a alegria, a felicidade, seja qual for a palavra que queira usar, somente será encontrada quando você aprender desfrutar as bênçãos que Deus tem dado no momento.

O versículo 8 diz: “Pois que vantagem tem o sábio sobre o tolo? Ou o pobre que sabe andar perante os vivos?”. Independentemente de quem você seja, sábio ou tolo, não haverá satisfação nesta vida a menos que você queira. Este pensamento leva para versículo 9, o qual sugere que você deve ser feliz com o que está lhe disponível, em vez de ansiar por algo que está além do seu alcance. Como diz o ditado: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. De modo geral nunca estamos saciados, ou satisfeitos com o que temos nas mãos, sempre temos um apetite insaciável por coisas novas ou melhores. O que seus olhos veem quando olham para vida que você tem? Seus olhos estão satisfeitos, ou você vive de acordo com desejos do coração? Devemos sempre lembrar que a satisfação na vida somente será encontrada quando aprendemos desfrutar das bênçãos de Deus.

Os versículos 10 a 12 concluem o capítulo 6 com algumas palavras muito sensatas: A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome, e sabe-se o que é o homem, e que não pode contender com quem é mais forte do que ele. É certo que há muitas coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem? Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol?”. Ao longo do livro de Eclesiastes, há muitas alusões ao Gênesis. Neste texto é encontrado quatro vezes a palavra אָדָם (adão) que é homem em hebraico, e a palavra אָדָם aqui não é utilizada apenas de forma genérica para seres humanos, mas como um termo que aponta ao Gênesis.

No versículo 10 diz: A tudo quanto há de vir já se lhe deu o nome”, não está se referindo à nomeação divina de todas as coisas da criação, é uma alusão literária à atribuição dos nomes que Adão deu as todas as coisas vivas em Gênesis 2.19. Quando Adão é mencionado de alguma forma na Bíblia sempre é para lembrarmos de nossa origem. Por causa da queda de Adão todos nós nascemos pecadores e condenados ao inferno. Em Romanos 5.12 lemos: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Essa é a nossa realidade neste mundo, nascemos perdidos e condenados ao inferno.

Portanto, se somos salvos precisamos aprender a sermos submissos ao nosso grande e soberano Deus. Deus é o oleiro, nós somos o barro e temos que deixá-lo nos modelar. O homem não sabe o que é melhor para seu futuro. A vida humana é passageira, é como uma sombra. É inútil lutar com Deus, Ele sempre vencerá. James Weldon Johnson (1871-1938) disse muito bem certa vez: “Seus braços são muito curtos para lutar com Deus”. E o escritor CS Lewis (1898-1963) disse: “Discutir com Deus é discutir com o próprio poder”. Lutar contra Deus é desperdício de tempo e esforço. Enquanto lutamos contra a mão de Deus, não aprendermos as lições que Ele está tentando colocar diante de nós. Quando nos encontramos frustrados com a vida, geralmente é porquê a visão horizontal tem ofuscado a visão vertical. Ou seja, por causa do que vemos no mundo perdemos a visão daquele que está no trono.

Muitas vezes queremos modificar a maneira como Deus faz as coisas. As vezes achamos que sabemos o que é melhor. Imaginemos que uma pessoa que ao visitar tua casa começasse a fazer criticas a respeito da decoração da casa. Ela diz que não gosta da cor das paredes, que não gosta do estilo dos móveis, que não gosta do quadro que está na sala e assim por diante. Depois que ela terminasse com suas críticas, apenas um comentário seria apropriado para dizer a alguém que fala o que quer e vai ouvir o que não quer. Você talvez perguntasse algo mais ou menos assim: “Quem paga as conta por aqui?”. Provavelmente ela responderia: você. Então você continuaria: Quando você começar a pagar as contas por aqui, poderá dar palpites. Enquanto, isso não acontecer guarde suas opiniões para si mesmo. É uma hipótese fora da realidade, porém com Deus muitas vezes agimos assim.

Isso não significa que nunca podemos perguntar a Deus o porquê, no entanto, gostaria de adverti-lo a se lembrar de quem Ele é que você está falando! Note que há duas perguntas com “quem” no versículo 12: Pois quem sabe o que é bom para o homem durante os poucos dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem pode declarar ao homem o que será depois dele debaixo do sol? Vemos neste versículo que há um “quem” que determina questões do universo. Podemos chegar à conclusão de que a satisfação na vida é encontrada quando aprendemos desfrutar das bênçãos de Deus.


Você gosta de sua vida? Você está satisfeito com sua vida? Você gosta de seu cônjuge, seus filhos, seu trabalho, e sua igreja? Se não, ore a Deus para que Ele mude seus valores. Tragicamente, você pode estar acreditando na mentira que você pode ser e fazer o que quiser. Isso é verdade? Você pode fazer o que quiser? Eu não posso. Há certas coisas que eu simplesmente não posso fazer. Sou limitado por Deus em algumas áreas e abençoado por ele em outras. No entanto, uma coisa eu e você podemos fazer: estar satisfeito com minha família, com meu trabalho, porque Deus me permiti estar satisfeito com todas essas coisas. Sem Sua capacitação para ser satisfeito, eu nunca iria desfrutar de nada. Mas quando eu olhar para além deste mundo para o Deus que me conhece e me ama, eu encontro satisfação verdadeira e duradoura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.