02 abril 2013

Respeitando as Autoridades Humanas - Eclesiastes 8.1-9



Um dia, um motorista de ônibus dirigindo em sua rota habitual, numa das paradas, um homem enorme e musculoso entrou no ônibus e disse João Grandão não paga. O cara tinha uns dois metros de altura e era muito forte. Seus braços exibiam músculos daqueles de fisiculturistas. O motorista de estatura mediana, deu uma olhada de cima em baixo, engoliu seco e não o impediu de entrar no ônibus sem pagar. Mas, é claro que o motorista não ficou contente com a situação. No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa. João Grandão não paga hoje também, entrou e se sentou. Essa história ia acontecendo todos os dias. O motorista já estava perdendo noites de sono por causa da forma com que o João Grandão estava se aproveitando dele. Não aguentando mais a situação ele se matriculou numa academia que ensinava vários tipos de lutas, karatê, judô, jiu-jitsu e box. Ele começou a treinar todos os dias durante vários meses com a finalidade de restaurar sua auto-estima. Finalmente, seu professor disse que ele estava preparado para enfrentar seu oponente, pois ele  havia ficado muito forte e tinha desenvolvido uma excelente técnica. Na segunda-feira, quando tudo começava, João Grandão entrou no ônibus e como sempre declarou: João Grandão não paga! Todo cheio de si, o motorista se levantou, apontou-lhe o dedo, e gritou: E por que não? Com um olhar surpreendido em seu rosto, João Grandão respondeu: Eu tenho essa carteirinha para deficientes e por isso eu não preciso pagar.


O pobre motorista havia aprendido uma grande lição. As coisas nem sempre são tão difíceis como parecem. Aqui em Eclesiastes 8.1-17, veremos que nessa vida temos de confiar que Deus está no controle de todas as coisas, mesmo daquelas que não entendemos. Mas, para sermos confiantes é necessário o desenvolvimento da humildade e da sabedoria. Nesse capítulo temos duas dicas simples para um viver com humildade e sabedoria. A primeira dica é respeitar as autoridades humanas. Desenvolver respeito pelas autoridades nos ajuda desenvolver a humildade. Deus exalta os humildes. Olhe o que a Palavra diz em 1 Pedro 5.5 e 6: “... no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilha-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. Podemos ver essa verdade nas vidas de José e de Davi. Homens que no início de suas vidas foram humilhados, mas no final exaltados por Deus.

Nos versículos 1 a 9 somos exortados a respeitar as autoridades humanas instituídas por Deus. Versículo 1: “Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto, e muda-se a dureza da sua face”. Começa com duas perguntas esclarecedoras: “Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas?” Essas perguntas apesar de retóricas requerem uma resposta. Ninguém é como o sábio que estuda a Bíblia e sabe a vontade de Deus. A continuação do versículo esclarece isso melhor: “A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto, e muda-se a dureza da sua face”. Em outras palavras, “A sabedoria de uma pessoa brilha no seu rosto e a torna simpática mesmo que seja feia” (BLH). Uma pessoa sábia é iluminada e a alegria é estampada no seu rosto. Aqui não está dizendo que devemos ser sábios e fingidos, está dizendo que quem é sábio também é alegre, não importando quais sejam as circunstâncias.


O que os outros veem quando olham para sua vida? Você é uma pessoa alegre? Se não é, provavelmente é por que você não está absorvendo a sabedoria da Palavra de Deus. A Palavra não está integrada em sua vida e por isso você não sabe o que ser alegre. A sabedoria traz alegria, porque uma pessoa que tem sabedoria bíblica tem a certeza do que é certo. Não há maior privilégio do que o entendimento de onde viemos, quem somos, para onde estamos indo, e qual é a vontade de Deus para nós. Não há maior bênção e não há outro lugar para encontrar estas respostas do que na Palavra de Deus. Algumas coisas na vida não podemos entender, mas algumas coisas podemos, tais como a vontade moral de Deus, quem Ele é, e que estamos nele por causa de Jesus.


Nos versículos 2 a 4 vemos que temos responsabilidades diante do governo e das autoridades. Talvez você esteja achando isso estranho, ou no mínimo engraçado, pois, muitos pensam que o governo é quem tem responsabilidades para com o povo. No entanto, Deus quer que nós nos comportemos adequadamente na presença dos nossos governantes. O versículo 2 diz: “Eu te digo: observa o mandamento do rei, e isso por causa do juramento feito a Deus”. Temos aqui um imperativo: “observa o mandamento do rei”. Note que esta obediência não é por amor ao rei. É por causa daquele que colocou o rei no trono. É “por causa do juramento feito a Deus”. Era de praxe no mundo antigo quando um rei assumia o trono que o povo de seu reino fizesse um juramento de obediência a ele. Hoje, no entanto, não temos mais esses tipos de juramentos. Mas, fazemos compromissos com as autoridades. Prometemos fidelidade ao país de nossa cidadania. Quando trabalhamos de empregados, prometemos obedecer ao patrão ou chefe enquanto estivermos no emprego. Em nossa igreja, os membros se comprometem a adorar, servir, contribuir, frequentar e se submeter à liderança. Todos nós fazemos compromissos a vários tipos de autoridades.

Infelizmente, temos uma tendência de a assumir alguns compromissos prematuramente e, em seguida, nos encontramos incapazes de cumpri-los. Deus vê isto como uma quebra de juramento a Ele e não as autoridades que nos comprometemos. Quando desobedecemos as autoridades que temos, primeiramente desobedecer a Deus, pois foi Ele quem instituiu todas as autoridades (Rm 15). A maneira como você reage aos seus compromissos no trabalho, no casamento e na igreja, é uma grande indicação de como você ama a Deus. Se você foi apressado para se casar e agora descobriu que não tem mais motivação para manter seus votos como na época em que se comprometeu diante de todos e das testemunhas, ao quebrar seu compromisso é com Deus em primeiro lugar que você está quebrando seu juramento. Se você concordou com tudo para conseguir um novo emprego, e agora você não concorda mais, lembre-se que é a Deus que você está ofendendo. Se você prometer que vai servir na igreja e usar seus dons para a glória de Deus, e depois falhar com suas promessas, lembre-se de que é com Deus que você está a quebrando seu compromisso. Isso significa que você nunca deve se comprometer com nada? Não. Significa que você deve ser cauteloso ao se comprometer, pois Deus é o primeiro a ser ofendido quando falhamos, mesmo nas pequenas coisas, Deus está presente em tudo que fazemos em nossas vidas. Devemos lembrar que qualquer autoridade sob a qual nos encontramos é uma autoridade instituída por Deus e deve ser obedecida. A única exceção a esta regra é quando essa autoridade nos ordena a fazer algo que está em oposição à Palavra de Deus. Só nesse caso podemos desobedecer. Por exemplo, a Palavra no diz que temos que pregar o evangelho, mas se o governo criar uma lei proibindo essa prática, então, devemos desobedecê-lo.

Claro que nem sempre é fácil obedecer as autoridades. Há momentos em que as autoridades não fazem o que queremos ou esperamos que façam. Isto nos leva para os versículos 3 e 4: “Não te apresses em deixar a presença dele, nem te obstines em coisa má, porque ele faz o que bem entende”. Desde que a palavra do rei tem autoridade, quem vai questioná-lo dizendo: “O que estás fazendo?” A ideia aqui é a de abandonar um líder deixando de apoiá-lo somente porque ele não está fazendo o que você quer ou espera que ele faça. Em Eclesiastes 4.13-16, fala de como a popularidade de um rei pode se evaporar rapidamente. Quando surge um novo governante as  pessoas se aglomeram ao seu lado e abandonam o atual líder. As pessoas sábias devem ser cautelosas ao abandonarem um líder. Isto também é relevante em outras áreas de nossas vidas. Por exemplo, é fácil tornar-se desencantado com o cônjuge e imaginar que se você deixá-lo poderá ser feliz com um novo cônjuge. É fácil tornar-se desiludido na igreja com os pastores, ou com a liderança. A maioria das pessoas imaginam que indo para outras igrejas não terão esses tipos de frustrações. Esse princípio também se aplica ao nosso trabalho. Tudo isso é parecido com a síndrome da grama mais verde do outro lado a cerca. Essa síndrome é muito enganadora, pois é uma tentativa de escapar dos problemas, mas a verdade é que as vezes podemos encontrar mais tristeza e dor do outro lado do que já temos.

A segunda parte do versículo 3 diz: “nem te obstines em coisa má”, a tradução da NVI faz mais sentido: “nem se levante em favor de uma causa errada”, esta tradução capta melhor a intenção do autor. A interpretação da versão RA deixa claro ao leitor que não deve participar de ações maléficas. Por outro lado, a interpretação da NVI ajuda o leitor a entender que é proibido um indivíduo se unir a outros na tentativa de frustrar ou contradizer algumas ação do governo (ou talvez até mesmo participar de uma conspiração para tirá-lo do poder). Os governantes podem fazer o que bem entendem, pois, foram eleitos para isso. Além do mais, se estão no poder é porque Deus permitiu, portanto, eles têm o direito de governar e você e eu não temos esse direito. A função como povo de uma nação é obedecer, e como povo de Deus é a de orar pelos governantes.

Nos versículos 5 a 7 diz: “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem. Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare”. A pessoa sábia sabe o momento certo para agir (v. 5), pois há um tempo certo para cada ação (v. 6). No entanto, ninguém pode prever quando exatamente é o tempo certo, porque ninguém (além de Deus) conhece o futuro (v. 7). Obedecer as autoridades humanas é o que Deus quer que façamos, além de obedecermos a Deus, tal atitude torna a vida muito mais fácil quando obedecemos. De modo geral, quando você obedece aos leis governamentais, você não terá problemas com as autoridades. Este princípio é muito útil em nossos dias. Quando dirigimos no limite da velocidade permitida, não precisamos nos preocupar com os radares escondidos. Quando você paga seus impostos, não precisa ficar preocupado com o fisco. Quando você faz o seu trabalho fielmente, não se importará com uma chegada repentina do patrão. Então, obedecer as leis, além de agradar ao Senhor te ajudará evitar problemas na vida.

Este assunto é concluído nos versículos 8 a 9: “Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; e nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrara aquele que a ela se entrega. Tudo isto vi quando me apliquei a toda obra que se faz debaixo do sol; há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo”. Este é um resumo geral da situação humana. Somos lembrados que não temos controle sobre alguns dos elementos mais importantes em nossas vidas. Nós não temos nenhum controle sobre o tempo que nos afeta diariamente. Você provavelmente já fez uma viagem para a praia esperando dias ensolarados, mas ao chegar lá encontrou dias nublados. Nós não temos controle do tempo. Não temos nenhum controle quanto ao dia da nossa morte. Podemos comer alimentos saudáveis, orgânicos, tomar vitaminas, fazer exercícios, e ainda morrer de repente. Certa vez um médico disse a seu paciente: “Eu imagino que você terá apenas três semanas de vida”. “Ok”, disse o paciente olhando para o calendário: “Eu vou escolher as duas últimas semanas de julho e a última semana do ano entre o Natal e o Ano Novo”. Sabemos que não é assim que funciona. Nós temos pouco ou nenhum controle sobre os eventos que podem apressar o dia da nossa morte.

Infelizmente, quando nós temos autoridade (v. 9), temos a tendência de usá-la para ferir os outros. Os grandes líderes do Senhor eram humildes e não arrogantes. Já mencionamos os casos de José e Davi enquanto não tinham a máxima autoridade, eles eram homens humildes, pois entendiam que ao se submeterem às autoridades estavam se submetendo a Deus. Eram homens como nós, que também não entendiam tudo no momento das adversidades, porém, em meio as incertezas e frustrações confiavam no soberano controle do Senhor. Uma lição para nós é que a submissão as autoridades nos levará a humildade e com humildade vem a confiança em Deus, pois ao nos submetermos às autoridades humanas nos submetemos a Deus. “Humilha-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pe 5.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.