29 junho 2012

Eclesiastes 5.1-3 - Boca Fechada Não Entra Mosquito!




“Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias”.

Existem alguns lugares públicos que usam o sistema de som para anunciar as infrações das pessoas. Li recente um pastor americano contando uma experiência deste tipo. Ele disse que sempre que vai ao aeroporto buscar alguém, estaciona longe do terminal desembarque, pois, seu objetivo é sempre o mesmo, o de evitar pagar o estacionamento. Então sempre espera o máximo que puder num local determinado para carga e descarga. Porém, enquanto espera muitas vezes, ouve uma voz vinda de um alto-falante dizendo: “Esta área é reservada somente para carga e descarga. É proibido estacionar neste local.” Agora, imagine situação, ele esperando para pegar as pessoas, mas seus passageiros estão atrasados e já está esperando ali por algum tempo, então um policial geralmente se aproxima e pede sair de lá.

Seria muito interessante se houvesse um sistema que detectasse o coração das pessoas nas igrejas e anunciasse algo mais ou menos assim: “Atenção membros esquentador de bancos, este local de adoração é para ouvir, aprender e mudar de atitude ao sair. É proibido ficar com a mente desligada! Esteja atento! Ouça com atenção. As verdades aqui anunciadas são para transformar sua vida”. Mas, infelizmente sabemos que na verdade nem mesmo desta forma mudarias suas atitudes. Muitos nem ouviriam o que foi falado no alto-falante, e os que ouvissem se fariam de surdos e continuariam esquentando o banco de vez em quando.

Aqui em Eclesiastes 5.1-9, encontramos palavras de condenação. São palavras que nos ajudam a sermos mais sóbrios. Elas podem nos fazer sentir mal. Agora, espero que você não seja daqueles vai à igreja para se sentir bem. Este não é o propósito da igreja. A igreja deve ensinar a Palavra de Deus e a Palavra não é um livro de auto-ajuda e nem sobre a felicidade, é um livro sobre a santidade. Isto significa, que vezes após vezes, a Bíblia vai dizer coisas que você não gosta. Pessoas que estão em busca do bem-estar na igreja geralmente não são santas, ou seja, não são salvas por Jesus Cristo e não pertencem a Ele. E, igrejas que apenas oferecem o bem-estar para seus frequentantes também não são de Jesus Cristo. No entanto, se nosso objetivo como santos é o de tornar-se progressivamente mais santos, vamos acolher as palavras duras das Escrituras. Ouvindo aprendendo e mudando de atitude. Nestes nove versículos, temos duas proibições que nos ajudarão a desenvolver a santidade e adorar Deus no caminho correto. A primeira proibição é para não sermos precipitados com as palavras. Boca fechada não entra mosquito, já diz o velho ditado. O crente precisa ter um coração aberto para a Palavra de Deus e uma boca fechada para conter a língua carregada de veneno mortífero.

Nestes três primeiros versículos, somos desafiados a preparar nossos corações, mentes e bocas para a adoração. A ideia é: antes de adorarmos, temos que verificar a nossa atitude mental e motora. No versículo 1 lemos: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”. Este versículo é muito substancial, porque ele encapsula duas questões muito importantes: a nossa preparação para a adoração e nossa participação no culto de adoração.

A ênfase maior está em nossa preparação para a adoração. Uma vez que Salomão teve o privilégio de construir o templo, ele se tornou um especialista em como se aproximar de Deus. Ele levou sete anos e 153.000 homens para construir o templo, então ele teve que aprender umas duas ou trêscoisas a respeito desta preparação. As primeiras palavras do versículo 1 são imperativas e nos adivertem “para olharmos por onde pisamos”. Esta é uma expressão comum em nossa cultura. Quando uma criança ou alguém tropeça logo indagamos: “você não olha por onde anda?”. Quando vemos algo que alguém pode tropeçar sempre advertimos falando: cuidado! Em outras palavras, estamos alertando a respeito de um perigo em potencial à frente que pode causar algum dano à pessoa. Estamos dizendo fique atento!

Somos avisados aqui para “ficarmos atentos quando fomos à igreja”. Isso parece fora da realidade de acordo com nossa cultura. Concordamos com as advertências sobre pecado, sobre a tentação e a incredulidade, mas um aviso para se preparar para adorar antes de chegar na igreja parece incomum para os nossos ouvidos. Nosso maior problema é que não levamos a muito sério um culto prestado a Deus. Nós tendemos a pensar que vir adorar ao Senhor é o que realmente importa, o como adorar o Senhor não é tão importa. Mas as Escrituras ensinam exatamente o contrário. De tão sagrada que era a casa de Deus que o Senhor disse a Moisés em Levítico 15.31: “Assim, separareis os filhos de Israel das suas impurezas, para que não morram nelas, ao contaminarem o meu tabernáculo, que está no meio deles.” De fato, Deus as vezes, tirou as vidas daqueles que não conseguiram chegar à sua casa de maneira correta, como um aviso para toda a nação que eles estavam lidando com um Deus santo. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba” (Gl 6.7).

Eu reconheço que na dispensação da graça, a era da igreja, não há nada sagrado nos edifícios. A Bíblia nos diz que você e eu que somos templos do Espírito Santo. No entanto, quando a igreja se reúne com o propósito de adorar, deve ter em mente a santidade e a presença de Deus. E para chegarmos diante de um Deus santo temos que nos preparar para isso.

Que tipo de preparação deve ser feita? Se pretende estar disposto para adorar o Senhor no domingo, a preparação deve começar no sábado. Ir dormir muito tarde no sábado sabendo que tem um dia reservado para adoração a Deus é não se importar, é uma falta de preparação. Vá para a cama cedo para acordar cedo. Faça uma devocional logo de manhã. Medite nas Escrituras. Ore com a família antes da igreja. Tente dar-lhe o tipo de preparação que irá torná-lo um dia para lembrar. Deus procura um coração aberto e uma boca fechada. Portanto, é imperativo que nós treinamos nossos filhos de como adorar a Deus e amar e servir a igreja.

A segunda parte do versículo 1 está fazendo uma alusão à participação nos cultos. Ele diz assim: “chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos.” Chegar-se para escutar seria uma tradução melhor, pois, há uma diferença entre ouvir e escutar. Podemos ouvir muitas coisas sem entender nada. Mas, escutar significa prestar atenção para entender.

É interessante notar que a admoestação é para que escutemos e não para cantar, orar ou conversar. Chegar-se à casa de Deus para escutar não é para cantar em alta voz, não é para gastar muito tempo em oração e não para estar mais perto de seus irmãos e amigos para colocar a conversa em dia. O objetivo para chegar-se à casa de Deus é para que você possa escutar a Palavra de Deus com atenção.

Para ampliar mais ainda este pensamento a expressão “sacrifícios de tolos” refere-se ao muito falar desprovido de prática. A admoestação aqui é que escutamos pouco e falamos demais. A palavra “escutar” tem um significado duplo. Uma pessoa disposta a escutar é aquela vai escutar com a intenção de obedecer. Deus quer adoradores que cheguem à Sua casa com corações abertos e bocas fechadas. Portanto, se você sair da igreja sem escutar a Palavra de Deus, você vai sair sem ter O adorado. A adoração somente ocorre quando você escuta a Deus. O que você vai fazer daqui para frente? Vai começar a escutar a Deus e o adorar verdadeiramente?


O versículo 2 diz: “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras”. As crianças quando estão crescendo, geralmente são advertidas pelos pais quanto ao tom de voz. Os pais com isso estão lembrando aos seus filhos que são autoridades sobre eles e precisam respeitá-los. Da mesma forma, Deus está dizendo: “Crente, você precisa se lembrar quem é seu Pai.” É imprudente e desrespeitoso dar a Deus apenas uma parte de sua mente. O pior de tudo é que oferecemos a Deus a parte que podemos dar ao luxo de perdê-la. Vemos aqui que Deus está nos céus e nós estamos na terra. Esta declaração nos ajuda entender a grande diferença que entre nós e Deus. Você e eu temos que entender que Deus não é um “amigo chegado”, Ele não é o “cara lá de cima”. Ele é o Deus infinito e eterno, imutável, que é cheio de poder, sabedoria, santidade, justiça, bondade e verdade. De fato, Ele também é um amigo fiel e Pai, mas Ele sempre será mais do que isso. Ele espera que o levemos a sério como a principal autoridade em nossas vidas. O Salmo 2 diz:
“Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor.”

Já que não podemos compreender tudo, devemos ter cuidado com o que dizemos a Deus. Sabe por quê? No versículo 3 lemos: “Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, e do muito falar, palavras néscias”. Deus quer que sejamos honestos com ele. Mas, Ele também quer que tenhamos muito cuidado ao nos aproximamos dele. Temos que tomar cuidado com nosso tom de voz ao falarmos com Ele. Podemos perguntar o porquê, mas não com desrespeito. Não pode haver acusações como se Deus não estivesse no controle. Deus é livre para fazer o que Ele quer, quando Ele quer. Lembre-se, Ele é Deus. Deus procura adoradores com corações abertos e bocas fechada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pois, sua opinião é importante para nós.